H A R E K R I S H N A

Carregando...

Posição das Vaishnavis na administração da ISKCON

Ofício CGB Nº 004/2022.
Assunto: Posição das Vaishnavis na administração da ISKCON.

Pindamonhangaba, 18 de junho de 2022

Aos membros, membras e simpatizantes da ISKCON no Brasil.

Aceitem, por favor, nossas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada!

O Comitê Executivo do Conselho Governamental Brasileiro vem a público para reafirmar que a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna – ISKCON -, fundada por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, não compactua e não aprova o pensamento de que Vaishnavis não podem assumir cargos de liderança em todas as áreas administrativas da ISKCON, no Brasil ou em outros países. Todas as Vaishnavis qualificadas – qualificação esta obtida através do estudo e dedicação pessoal – são, sim, aptas a exercer quaisquer atividades administrativas, inclusive de liderança, nos centros e órgãos da ISKCON ou em qualquer outra área de atuação.

Qualquer afirmação de teor machista e/ou misógino, proveniente de qualquer integrante e que seja contrária a esta afirmação, deve ser combatida e denunciada às autoridades competentes, como o Ministério Público e a Polícia Civil, ou ao Vaishnavi Ministry Brazil, para receber as orientações pertinentes.

“Portanto, estou especialmente orgulhoso de como meus discípulos chefes de família estão pregando a Missão do Senhor Caitanya. Isso é uma coisa nova na história do Movimento de Sankirtana. Na Índia, todos os acaryas e seus seguidores agiram apenas do lado dos homens. Suas esposas permaneciam em casa porque esse era o sistema antigo, do qual as mulheres não são obrigadas a sair. Mas no Bhagavad-gita descobrimos que as mulheres também são igualmente competentes como os homens na questão do Movimento da Consciência de Krishna. Por favor, continuem com essas atividades missionárias e provem, com exemplos práticos, que não há impedimento para ninguém em matéria de trabalho de pregação para a Consciência de Krishna.”

Carta a Himavati, Londres, 20 de Dezembro de 1969

Convidamos e encorajamos todas as Vaishnavis no Brasil a se qualificarem para assumir cargos de liderança na estrutura administrativa do CGB, promovendo e fortalecendo o espírito de amor e confiança entre todos os membros da ISKCON, para a satisfação de Srila Prabhupada.

Respeitosamente,
Seus servos,
Comitê Executivo do CGB
Yajña Caitanya Das – Presidente
Gadadhara Pandita Das – Secretário
Gitamrta Devi Dasi – Tesoureira